Osteopatia
A Osteopatia é um tratamento que tem como foco a reabilitação das funções de estruturas e sistemas corporais. Este tratamento intervém de forma manual sobre articulações, músculos, ligamentos e outros tecidos. Esta é uma das terapias que tem sido incentivada não só por profissionais na área, mas também pela Organização Mundial de Saúde.
Acredita-se que a auto-cura é uma das características do corpo humano e, como tal, a osteopatia pretende favorecer este acontecimento. Esta terapia pretende eliminar todos os fatores que estejam a impedir o correto desenvolvimento deste fenómeno de cura e este é o principal objetivo do osteopata. De uma forma resumida, se a mecânica interna do corpo se encontrar saudável, o sistema irá curar-se a si mesmo.
Portanto, é importante lembrar que o osteopata não trata o problema, este dá a estrutura para que o problema seja resolvido de forma natural.
A osteopatia pode interferir nas seguintes doenças:
-
Dor ciática
-
Escoliose
-
Hérnias discais
-
Lombalgias
-
Tendinites e bursite
-
Contraturas musculares
-
Problemas na articulação temporo-mandibular
-
Torcicolos
-
Entre outros
Homeopatia
A Homeopatia é um tratamento que se baseia em métodos naturais para combater os desequilíbrios que o organismo sofre por diversas razões. Com o combate dos desequilíbrios é possível restabelecer a saúde e eliminar, ou em alguns casos melhorar, a doença.
Esta forma de tratamento baseia-se nas defesas naturais, ou seja, estimula a auto-cura do organismo. Uma forma de entendermos este tratamento é pensarmos na atuação das vacinas; a forma de cura é idêntica.
O tratamento com homeopatia destaca-se dos restantes tratamentos, pois oferece segurança, uma quantidade mínima de químicos exigidos e rapidez na apresentação de efeitos. Este dá privilégio à cura e evita, ao máximo, os efeitos secundários.
Os medicamentos relativos à homeopatia devem ser prescritos por um profissional na área. A toma de medicamentos homeopáticos de forma errada, pode provocar danos com diferentes graus de gravidade
Algumas das doenças ou estados de doença que podem ser tratados com esta forma de tratamento, encontram-se abaixo:
-
Alergias
-
Ansiedade
-
Asma
-
Colesterol
-
Constipações
-
Depressão
-
Dores de cabeça
-
Hipertensão Arterial
-
Insónias
-
Perda de Peso
-
Refluxo Bebes e adultos
-
Entre outros
Naturopatia
A Naturopatia tem o objetivo de tratar as pessoas como um todo e tem em conta diversos fatores antes do início do processo de diagnóstico de uma doença. O profissional da área tem o dever de avaliar o paciente de forma clássica, mas também o seu estado emocional, a sua dieta e outros parâmetros, como é o caso do estilo de vida. Com base em toda a observação, será feito um diagnóstico mais correto e voltado para a pessoa.
O objetivo final da naturopatia é conseguir que o indivíduo alcance o seu bem-estar na totalidade, ou seja, de uma forma física e emocional. De modo a alcançar este bem-estar, são usadas diversas técnicas. Entre elas temos a fisioterapia, a homeopatia, a nutrição, os métodos naturais, entre outros.
Esta especialidade, como na homeopatia, foca-se na capacidade de o corpo se auto-curar e recuperar a sua imunidade.
A Naturopatia é indicada para alguns estados de doença, nomeadamente:
-
Alergias
-
Anemia
-
Ansiedade
-
Diabetes
-
Dores Menstruais
-
Enxaqueca
-
Má Circulação
-
Obesidade
-
Osteoporose
-
Problemas de Pele
-
Stress
-
Entre outros
Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Chinesa é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental.
A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre os seus princípios o estudo da relação de Yin/Yang, da Teoria dos Cinco Elementos e do sistema de circulação da energia pelos Meridianos do corpo humano.
Os métodos terapêuticos usados abrangem a Acupuntura, a Fitoterapia, Tui Na (massagem terapêutica chinesa), dietética, Fitoterapia e a Moxa, sendo, desta forma, uma medicina multidisciplinar "energética" e funcional.
Esta terapia pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer idade ou situação.
Medicina Quântica
A Terapia Quântica é a leitura da frequência eletromagnética do corpo que estimula as capacidades auto-curativas do organismo, através de um método seguro, relaxante, não invasivo e sem efeitos secundários, podendo ser usado por todos, em qualquer idade. Sabe-se que cada elemento ou órgão do nosso organismo possui uma frequência eletromagnética única e identificável, revelada pela reatividade elétrica fisiológica da pessoa, através dos seus níveis (vitaminas, aminoácidos, enzimas, minerais, nutrientes, açúcares, toxinas, bactérias, fungos, alergias, parasitas, vírus, órgãos, ossos, músculos, fatores mentais e emocionais, entre outros).
Inserida nas medicinas biológicas regenerativas, este sofisticado sistema de biofeedback permite medir a radioactividade electrofisiológica (EPR), analisando e equilibrando os factores de stress, mesmo antes de eles se manifestarem fisicamente no nosso corpo.
O que se pode detetar com este equipamento:
-
Alergias
-
Toxicidade
-
Fungos, parasitas, bactérias e vírus
-
Estado dos sistemas, órgãos, músculos, ossos
-
Bloqueios emocionais e mentais
-
Falta de nutrientes como vitaminas, sais minerais, oligoelementos, hormonas, enzimas
Psicologia Clínica e Coaching
De uma forma bem simples e didática, pode-se dizer que a Psicologia busca no passado as causas dos comportamentos manifestados por uma pessoa, a fim de proporcionar-lhe superação e redireccionamento em sua vida pessoal, relacional e mesmo profissional.
Por outro lado, o Coaching é um conjunto de ferramentas e disciplinas que busca o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa ou um grupo de pessoas. O Coaching é, antes de mais nada, um processo de aprendizagem do fazer, do realizar.
Em função disso, quanto a seu objeto e metodologia, Psicologia e Coaching não se confundem e, por isso mesmo, não há por que haver conflito entre as duas disciplinas. A confusão pode acontecer quando uma invade a área da outra.
A Psicologia pertence ao conjunto de instrumentos e metodologias terapêuticas do comportamento. O Coaching se vale de um conjunto de ferramentas, disciplinas e metodologias pedagógicas. É um processo de ensino-aprendizagem, antes de mais nada. É muito frequente as duas disciplinas se encontrarem, sobretudo porque a Psicologia é uma das principais fontes de sustentação de trabalho do Coaching.
Terapia de Bowen
A Terapia de Bowen é uma das técnicas mais delicadas dentro das que foram catalogadas até hoje.
Consistindo num tratamento de superfície, mas com efeitos muito profundos ao nível do sistema nervoso simpático, o Bowen produz uma sensação profunda de relaxamento e bem-estar, promovendo um rápido e duradouro alívio da dor.
Seguindo uma série determinada de manipulações muito simples e muito precisas, o terapeuta Bowen efectua movimentos muito suaves, sobre locais específicos – músculos, tendões, fáscia ou ligamentos – que levam ao reequilíbrio do organismo e, consequentemente, ao processo de auto-cura.
O terapeuta é sensível à tensão presente no tecido. Ou seja, não se realizam ajustamentos estruturais ou mecânicos, nem manipulações forçosas. O terapeuta consegue discernir stress acumulado nos músculos e tendões, permitindo dessa forma executar movimentos Bowen específicos que conduzem à recuperação. É uma técnica indolor e não invasiva.
Os resultados podem ser notáveis logo após o primeiro tratamento. Muitas vezes são necessárias apenas algumas sessões para curar o problema apresentado.